EditoriaisMusicalidade

Sonoridade (1) – More Than Words, adaptada para o português

“Apago o texto que escrevi, depois começo de novo
Será que nunca vou me decidir? De tudo penso em desistir.

Pra mim o mundo é um lugar coberto de incertezas
Fingir saber das coisas é pior porque não vai parar a dor.

E não sei quando foi… de uns tempos pra cá, algo se perdeu
Esqueci quem desejava ser, nem consigo ver antigos sonhos.

Por medo de falhar, pensei “Pra que tentar? Nem vale a pena”
Mas ainda não é tarde demais se eu quiser mudar esse meu caminhar.

Trecho parcial da letra adaptada para o português de “more than words“, canção do 4º encerramento do animê Jujutsu Kaisen. Composição em português criada por @ZizibsSings‬, para uma versão cover produzida pelo canal Miura Jam.

Clique para ouvir a versão completa no YouTube
Clique para ouvir a versão completa no Spotify

Já faz alguns meses que penso neste espaço, pausado por conta de outros assuntos que a vida adulta nos toma, e nos impede de levar pequenas ideias a frente. E quanto maior o hiato, mais difícil é encontrar uma maneira de retornar. E quando ouvi esse trecho da canção, senti que havia encontrado uma maneira de retornar.

Essa frustração que o trecho diz, de escrever algo e ter que apagar para reescrever, por não ficar do agrado do autor, penso ser uma constante para qualquer um que coloque palavras em formato de texto. E a música continua, falando sobre incertezas, sentir-se frustrado, de perder propósitos. Isso me fez refletir no propósito de quando o Desligado foi criado.  Será que “algo se perdeu”?

Essa é uma resposta que talvez só descubra se retomar suas atividades, ainda que paulatinamente. E é este o propósito deste texto: recomeçar! “Ainda não é tarde demais“.

Mas não quero acabar esse texto tão rapidamente. Posso fazer um convite? Se puder, ouça a versão completa desta adaptação de more than words do canal do Miura Jam. Admito que não procurei a letra original em japonês para fazer uma comparação, mas acredito que seja algo muito parecido. Mas são as palavras em nosso idioma que mexe com nosso coração, não?

A letra da canção começa falando sobre uma pessoa perdida dentro de si, não sabendo se está se expressando direito, se está sendo ouvida. Fala sobre se esconder para se sentir parte de um todo. O quão isso é atual, num mundo tão globalizado, onde somos vigiados pelas redes sociais, julgados a cada micro instante. Sobre esconder um sorriso, para que ninguém note a tristeza escondida. A letra é dura e ríspida em seu início.

Mas essa pessoa encontra alguém, algo para dividir seus anseios. Que lhe entende. Mas ainda tem incertezas, essa pessoa ainda está aprendendo que errar faz parte de sua história. Então vem o trecho que mencionei aqui. Escrever, apagar, medo de falhar e decisão de seguir adiante, pois coisas melhores virão.

A música vai crescendo, é uma história em atos, agora ela encontrou alguém, que dá sentido as coisas, e com isso vem a perda do medo, é preciso tentar. E então vem o refrão “eu entendi” que tanto se repete quando a música está prestes a terminar. A pessoa não está mais naquele local sombrio do começo, ela saiu dali e está numa jornada, se auto conhecendo, aprendendo. E vem a fala perto de seu final, “coragem é questão de escolha“. SIM, “mais do que falar” ela conclui.

Não é uma canção maravilhosa? OUÇA (atento a letra).
Parabéns aos responsáveis por esta brilhante adaptação!

Botão Voltar ao topo